Headlines

Capa

Posted by Anderson Lima | quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 | Posted in

Apresentação

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Portfólio produzido por Anderson Lima e apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de língua portuguesa da E.E.F.M professor Plácido Aderaldo Castelo, ministrado pela professora Ravena Holanda.
Este portfólio ira acompanhar toda a minha trajetória no quarto bimestre na matéria de língua portuguesa.
Elaborei este portfólio, para ganhar minha nota bimestral no quarto bimestre na língua portuguesa.
Este projeto é para ser entregue a professora Ravena Holanda, minha avaliação bimestral do quarto bimestre.

Fortaleza, Janeiro de 2011

Anderson Lima

Relatório do Dia 03/12/2010

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Passou um projeto, o portfólio para o lugar da prova bimestral do quarto bimestre e um exercício da página 315, da primeira à terceira questão, só respostas.

Atividade do Dia 03/12/2010

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1) 5 frases.

2)- A) A linguagem é um instrumento eficaz para atingir objetivos.
B) 1ª frase.
C) 3ª e 6ª frases.
D) terceira frase.
E) comprovar a tese com número.

3) 5ª frase.

Relatório do Dia 5/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Literatura e atividade da página 135 a 136, da primeira questão até a sétima questão, só respostas. Exercício sobre estudo de texto, sobre o personagem Fabiano.

Atividade do Dia 5/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1)- A) A fuga da seca.
B) Miséria, pobreza, fome e a seca.

2)- A) Gritado, mucuña, chiqueiro, curral e quipa.
B) Região Nordeste.
C) Padrão de linguagem.

3)- A) Comparado aos animais.
B) Movimento Naturalista.
4) E sentia-se um bicho.

5)- A) De que a terra era alheia.
B) Mau distribuição das terras, a reforma agrária.

6) Considerar-se plantado em terra alheia, sem senhor.

7)- A) Variada padrão.
B) Predomínio da variedade padrão, discurso livre.
C) Personagens bem desenvolvidos psicologicamente.

Relatório do dia 12/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Continuação do filme as melhores coisas do mundo e fazer um resumo de 15 linhas, para ser entregue junto no portfólio no dia 28/01/2011

Resumo do Filme As Melhores Coisas do Mundo do Dia 12/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

As melhores coisas do mundo no filme são várias, umas importantes e as outras podem ser consideradas besteiras ou um desejo saciável, como tipos de comida doces, salgados e etc.
Relata a vida de um rapaz que namorava com uma garota e não deixava ela fazer o que ela queria, ele é quem ditava as ordens, ela se cansou e deixou ele. Ele entrou em depressão e queria de qualquer maneira voltar com ela, mais ela não queria, então ele tentou se matar tomando vários comprimidos de uma vez só e não conseguiu morrer pois seu irmão chegou em tempo de ajuda-lo e levou ele para o hospital.

Relatório do Dia 14/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Marcada a entrega do portfólio, como deve ser o portfólio e a correção da atividade da página 135 a 136 do dia 5/01/2011. E fazer atividade da página 159 a 160.

Atividade do Dia 14/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1)- A) Maltratar-me e a maltratar os outros.
B) A profissão é que me deu qualidades tão ruins.
C) Amor, os opostos se atraem.
D) Que ele não tinha condição moral e psicológica para fazer isso.
E) De esquecer Madalena.
F) Porque ele não mudaria o seu jeito de ser.

2)- A) Que é inútil.
B) Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivos, a maltratar-me e a maltratar os outros.

3) O nordeste furioso espalha folhas secas no chão.

4) Sim, onde pode se observar a análise social e a introspecção psicológica.

5)- A) Sim, não muda de opinião.
B) O amor, sua opinião, a fazer o que ele queria da forma dele sem alguma intervenção de alguém.

Relatório do Dia 19/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Explicação sobre concordância nominal da página 254 e atividade das páginas 254 a 256, da primeira questão até a sexta questão, só respostas.

Atividade do Dia 19/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1)- A) Toalhas, porque está se referindo a tecido.
B) Sim, ainda dá para colocar substantivos que se encaixam perfeitamente na frase.

2)- A) O leitor saltou vários capítulos e páginas, porque achou o livro grosso.
B) O poeta escreveu pequenos capítulos e páginas.
C) O advogado considerou perigosa a decisão e o argumento.
D) Comprei uma casa e um carro usado.
E) Os alunos e as alunas aprovados pretendem fazer um coquetel e um baile bastante agradáveis.

3)- A) Por causa da forma verbal implícita é.
B) Recebidas.

4) Meio, porque concorda com a frase.

5)- A) Seu nome na lista dos aprovados deixou os pais dele bastante felizes.
B) Os moradores entregaram um documento ao prefeito com bastante reivindicações para a melhoria do trânsito no bairro.
C) Os alunos que ajudaram na campanha receberam bastante congratulações dos beneficiados.
D) A mãe ficou meio adormecida com aquela discussão tola entre os filhos mais velhos.
E) Eu comprei poucas laranjas e meia melância.

6)- A) Eles já estavam quites.
B) Ana e Patrícia só irão se tiverem bastante detalhes do roteiro de viagem.
C) Leia a carta e veja as fotografias em anexo.
D) Elas próprias decidiram não participar do campeonato.

Relatório do Dia 21/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Atividade da página 146 valendo um ponto na média do quarto bimestre. Depois correção da mesma e computação dos pontos de quem fez.

Atividade do Dia 21/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1) Observe 0 1º parágrafo do texto.
A) No início do parágrafo, há uma palavra que remite a história que vai ser contada. Qual é essa palavra ?
Resposta: Pugente.
B) Há, nesse parágrafo, uma expressão que resume os lugares citados pelo narrador. Que expressão é essas ?
Resposta: Selva.

2) No final do 1º parágrafo e no início do 2º parágrafo, o narrador chama sua personagem de o homem, considerando o contexto, o artigo definido o confere a esse substantivo, nas duas situações, o mesmo sentido ? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, porque ele usou referente ao homem do texto.

3) Observe o 2º parágrafo da fábula.
A) Esse parágrafo é introduzido pela conjução coordenativa explicativa pois qual o sentido de pois no contexto ?
Resposta: De explicação.
B) No final da 1ª frase desse parágrafo, há uma palavra que indica que o cachorro pertence ao homem. Que palavra é essa ?
Resposta: Fiel.

4) O pronome lhe foi empregado três vezes no texto. Veja em que situações, observe que o pronome lhe não apresenta o mesmo valor nas três situações. Em quais delas esse pronome pessoal tem valor de possessivo ? Reescreva as frases de forma a explicitar esse valor.
Resposta: A fome bateu as portas da barriga.

5) Observe as formas verbais presentes nestas frases do texto.
A) O que a diferença de tempo verbal indica para o leitor ?
Resposta: De já ter acontecido.
B) Na frase " já batera antes, mas o homem tinha fingido que não ouvia", que palavra estabelece uma relação de oposição entre as duas ações ?
Resposta: Tinha

6) O texto apresenta os fatos em sequência e de acordo com uma relação de causa e efeito. Além disso, situa-os em relação ao tempo e ao espaço.
A) Por que o homem matou o cachorro ?
Resposta: Porque estava com fome.
B) A expressão fome canina apresenta uma ambiguidade proposital. Qual é ela ?
Resposta: Fome de Cão, só para dizer que está com muita fome.
C) Identifique no texto alguns indicadores temporais, isto é, palavras e expressões que marcam a passagem do tempo.
Resposta: Tinha, deu, bateu.

7) Há no texto palavras que retomam outras, expressas anteriormente. Esse procedimento de retomada tem o objetivo de tornar o texto mais dinâmico, evitando repetições.
A) Identifique no 2º parágrafo as palavras que são empregadas para retomar a palavra homem e a palavra cachorro.
Resposta: Fome canina.
B) Que expressão foi usada para retomar a ideia de fome sugerida no 1º parágrafo por meio da expressão "espicaçar o estômago" ?
Resposta: Antropo.

Relatório do Dia 26/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Atividade da página 213 a 214, cinco questões, só respostas. E explicações das poesias de 22 e 30. E um pouco da vida de Carlos Drummond de Andrade.

Atividade do Dia 26/01/2011

Posted by Anderson Lima | | Posted in

1) Falta de Pontuação, Simultaneidade de imagens; flashes da realidade; fragmentação. Linguagem simples, coloquial, prosaica.

2)- A) Irônica.
B) É uma coisa individual para cada pessoa, uma pode amar outra pessoa e não ser correspondida, pode haver as trocas de casais, mudanças de sentimentos.
C) Sim, porque estamos no tempo moderno, onde podemos achar o anormal totalmente normal.

3)- A) Que cada pessoa pode dançar de acordo com os seus sentimentos, ações, reações e pode haver as mudanças de casais.
B) Sim, por o modo de poder haver as trocas de casais.

4) Sim, por ter acontecimentos que acontecem na vida real.

5) A poesia de 30 é mais tranquila, onde os autores podiam escrever mais a vontade, com democracia e liberdade para trabalhar.

Considerações Finais

Posted by Anderson Lima | | Posted in

Queria agradecer a melhor professora de Língua Portuguesa da escola Plácido Aderaldo Castelo, que é a professora Ravena Holanda, por ter mim ensinado a matéria de Português muito bem no ano letivo 2010/2011. Agradecer também aos meus colegas por o convívio em saula de aula durante o ano de 2010, que foi muito bom. Agradecer também a escola por ter dado aos alunos a estrutura necessária para que os alunos possam a estudar nela. A matéria de Português em 2010 foi muito bem ensinada e fechou com o grande projeto o Portfólio, que vale nota bimestral do quarto bimestre, que é um trabalho muito bom de fazer, e depende da imaginação, invenção, ânimo do aluno para fazer do jeito dele, com organização, carinho, cuidado e com alegria. Também agradecer os demais professores o de Matemática, Física, Química, Inglês, Espanhol, Educação Física, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Biologia. O ano de 2010 foi um ano que aprende várias coisas em todas as matérias, fiz novas amizades, amigos. Fiz grandes trabalhos e projetos para as matérias que estudo no meu cotidiano na escola. Português é uma matéria muito boa de se estudar aprende muitas coisas interessantes, como novos textos, atividades, palavras, conjugações, verbos e etc. O ano de 2010 é o último ano de ensino médio meu, em que a partir de 2011 vou possívelmete entrar em uma Universidade e talvez cursar o curso de Direito nela. Agradecer a todos que fizeram parte do meu cotidiano no ano de 2010.

Anderson Lima